1. Qual a altura mínima para um ventilador de teto ser instalado?

Um ventilador de teto não deve ser instalado num local em que não possa ser obedecida a altura mínima das pás para o chão de 2,3 m. Uma altura inferior coloca em risco moderado as pessoas no ambiente, pois estas podem levantar as mãos ou algum objeto que possa colidir com as pás (o que não é algo tão grave porque o ventilador é instalado em balanço e, portanto, a tendência é haver uma pancada com força moderada que não acarreta maiores problemas), Entretanto, no caso da batida de um objeto poderá ocorrer a quebra de pelo menos uma das pás, o que inutilizará o ventilador até a troca da mesma.


Voltar ao Topo

2. Qual é o ponto mais adequado para instalação de um ventilador?

O ponto ideal para a instalação do ventilador de teto é o centro do ambiente, normalmente no próprio ponto de luz (o que facilita a instalação). Deve-se obedecer a uma distância mínima horizontal das pás para as paredes de 50 cm. Não obedecer esta distância significa um volume de vento menor do que nas condições ideais por não haver espaço para a circulação do ar.


Voltar ao Topo

3. Pode-se instalar um ventilador em um teto rebaixado?

Um ambiente com teto rebaixado pode ter um ventilador desde que a distância entre a pá e o teto seja de, no mínimo, 20 cm, e da pá até o chão seja de 2,3 metros. Portanto, o ambiente deve ter um pé direito mínimo de 2,5m.
Neste caso, a instalação terá de ser feita diretamente na laje e não no teto rebaixado. Assim, é necesário o uso de uma haste de tamanho maior (dependendo da altura do rebaixamento), disponível no mercado especializado (que os instaladores credenciados têm conhecimento).
Já existem técnicas para instalação em gesso, mas essas só podem ser feitas por técnicos especializados.



Voltar ao Topo

4. O que acontece se um ventilador for instalado rente ao teto?

A distância mínima entre a pá e o teto é de 20cm. Caso não seja aobedecida esta distância mínima, o ventilador terá um volume de vento menor que o padrão, proporcional à aproximação da parede por parte das pás.


Voltar ao Topo

5. Pode-se controlar a velocidade do ventilador de teto?

O ventilador SPIRIT vem acompanhado de um dispositivo que permite a utilização em 3 velocidades, tanto na ventilação, quanto na exaustão.
Recomenda-se que não seja utilizado um dimmer deslizante, pois este poderá acarretar ruído de indução em algumas velocidades.



Voltar ao Topo

6. É necessário um instalador treinado para instalar um ventilador de teto?

Sim. Um ventilador de teto, na maioria dos casos, exige que sejam passados adicionalmente mais 2 fios do interruptor até o ponto de luz no teto, além de vir desmontado, precisando ser montado. O uso de mão-de-obra especializada certamente evitará a má instalação, que geraría problemas como parte elétrica mal feita, podendo causar um curto, barulho no ventilador, pouco vento, ventilador que balança entre outros.



Voltar ao Topo

7. Os ventiladores de teto podem ser ligados na ventilação e na exaustão?

Sim. Todos os ventiladores SPIRIT podem ser ligados tanto na ventilação quanto na exaustão diretamente no controle instalado na parede. O uso do ventilador na ventilação faz com que se obtenha um grande volume de vento concentrado embaixo do mesmo, num raio de 1,5m do seu eixo. O uso do ventilador na exaustão gera um vento espalhado pelo ambiente inteiro, o que, dependendo do modelo, pode servir para ambientes de 4m² a 20m² (dependendo da potência do motor e aerodinâmica das pás). Para uma noite tranquila de sono é mais confortável o uso do ventilador na exaustão.



Voltar ao Topo

8. Pode-se passar o ventilador de ventilaçnao para exaustão, ou vice-versa, sem ter
que desliga-lo?

Sim, desde que se use o controlador de velocidade capacitivo (de 3 posições), modelo que acompanha o ventilador SPIRIT. Neste caso, não é necessário desligar o ventilador: pode-se passar um modo para o outro mesmo na mais alta velocidade.


Voltar ao Topo

9. A quantidade de pás determina a quantidade de vento?

Não existe relação direta entre a quantidade de pás e a quantidade de vento. O nível de ventilação de um ventilador é dado pela potência do motor, o peso e a aerodinâmica.



Voltar ao Topo

10. A velocidade das pás determina a quantidade de vento?

Não necessariamente. O uso de maior potência significa maior velocidade e, com isto, uma maior ventilação. Mas existem ventiladores com baixo nível de rotação que ventam melhor do que outros com alto nível de rotação, tudo por causa da sua aerodinâmica (principalmente, da inclinação das pás).


Voltar ao Topo

11. O lustre de um ventilador ilumina adequadamente um ambiente?

Os ventiladores SPIRIT, dependendo do modelo, permitem a utilização de até 2 (duas) lâmpadas de 60W, o que é suficiente para iluminar a grande maioria dos ambientes.


Voltar ao Topo

12. O lustre de um ventilador permite o uso de lâmpadas eletrônicas?

Os ventiladores SPIRIT permitem o uso de lâmpadas eletrônicas (exceto nos modelos 203 e 303). Entretanto, é necessário que se qual a potência adequada para o ambiente (em geral, para 9m², uma lâmpada eletrônica de 20w é suficiente).



Voltar ao Topo

13. Um ventilador de teto SPIRIT resite à maresia?

Como as pás e a carcaça do SPIRIT são feitas de policarbonato, e a haste, de alumínio, existe uma melhor resistência aos agentes do tempo, assim, o ventilador SPIRIT não sofre corrosão ou alteração de peso sob efeito da umidade.



Voltar ao Topo

14. Será que um ventilador de teto irá ficar feio como lustre na minha sala?

Hoje existem as mais variadas opções de ventiladores decorativos que podem combinar com qualquer ambiente. O uso do ventilador de teto faz com que seja desnecessário o uso de ventiladores de mesa ou circuladores que, certamente, irão tornar o ambiente menos elegante, além de ocupar espaço útil. Entretanto, caso queira adequar o lustre a sua preferência, o cliente pode optar pelo modelo 200 ou 300, onde pode ser inserido posteriormente o conjunto de iluminação e acoplado qualquer lustre universal existente no mercado.



Voltar ao Topo

15. Pode-se instalar um ventilador em um teto inclinado?

Sim, desde que se tenha um kit de instalação para tal.
A instalação num teto inclinado é diferente, requerendo os serviços de un instalador experiente.





Voltar ao Topo

16. O ventilador de teto fica balançando no teto?

Não, desde que ele seja corretamente instalado. As pás do SPIRIT são auto-balanceadas, ou seja, têm o mesmo formato e peso, não ocasionando esse tipo de problema.



Voltar ao Topo

17. O ventilador de teto é seguro? Pode cair do teto ou as pás podem soltar?

O ventilador é preso ao teto de tal forma que não é exercida uma pressão demasiada sobre suas sustentação. Ele pode cair somente se a instalação for feita de maneira inadequada. Mesmo assim, na maior parte dos casos, ele continua seguro pela fiação. Um ventilador pesa cerca de 3,5 kg, o que equivale a um lustre médio. Da mesma forma que um ventilador, o lustre mal instalado também pode cair.
Quanto às pás, desde que tenham sido corretamente instaladas, não existe meio de se soltarem. Mesmo que isto a conteça, a possibilidade de acontecer algo mais grave é mínima devido à altura em que está instalado o ventilador de teto.


Voltar ao Topo

18. O ventilador de teto é muito barulhento?

Não, desde que ele tenha sido instalado corretamente e seja de boa qualiddade. Existem três tipos de ruído num ventilador:
a) Ruído de peças batendo (somente acontece quando o ventilador está mal instalado ou esteja com defeito);
b) Ruído de indução no motor (somente acontece quando o ventilador está mal instalado ou esteja com defeito);
c) Som do vento (depende da velocidade do ventilador, da sua aeroninâmica e da qualidade das pás);



Voltar ao Topo
© SPIRIT. Todos os direitos reservados. Fale Conosco / Assistências Técnicas / Mapa do Site